O papel da transportadora é de vital importância para a operação logística de uma empresa. Por essa razão, o processo de contratação de uma transportadora terceirizada deve ser conduzido de maneira detalhada devido à sua complexidade, o que envolve etapas de negociação e análise da capacidade técnica para determinar se ela está apta a prestar os serviços necessários.

Um dos principais aspectos a serem avaliados é a adequação aos critérios de segurança no transporte de carga, tanto durante o período de armazenagem quanto no decorrer do processo de entrega. Tal cuidado resulta na prevenção de avarias, na redução de custos e garante a satisfação do cliente.

Este artigo lista dicas que podem ser adotados na sua empresa para minimizar a ocorrência de avarias. Confira!

1. Organize o armazém adequadamente

Durante o processo de entrega, as mercadorias podem ser alocadas no armazém da transportadora por um breve período enquanto são emitidos os documentos necessários e é estabelecido o roteiro de entrega. Portanto, para que a movimentação ocorra de forma segura, medidas devem ser adotadas para a prevenção de avarias referentes à organização do espaço físico, como:

  • estocar materiais volumosos na parte inferior das pilhas de estocagem;

  • observar as regras de empilhamento de caixas e paletes para evitar risco de queda;

  • conservar as mercadorias em suas embalagens originais, salvo em casos de inspeção;

  • manter materiais de constante movimentação em locais de fácil acesso;

  • aplicar lacre plástico para garantir a inviolabilidade dos volumes.

2. Desenvolva embalagens seguras

Uma das principais formas de garantir alto nível de proteção das cargas é por meio das embalagens quando os produtos deixam o fornecedor. Por isso, é preciso garantir que as caixas possuam as dimensões adequadas e que sejam resistentes para lidar com o manuseio constante.

Mercadorias mal armazenadas em depósitos também sofrem danos caso a embalagem não seja apropriada. Portanto, é conveniente para os gestores que investimentos sejam realizados com o intuito de elaborar embalagens capazes de reduzir os danos às cargas.

3. Invista em treinamentos para a equipe

Além do cuidado com as mercadorias, a segurança da equipe do armazém e dos motoristas deve estar em primeiro lugar. A função dos treinamentos periódicos é conscientizar os funcionários sobre a forma correta de embalar itens, realizar o manuseio e carregar os veículos.

Portanto, é preciso criar procedimentos para guiar o processo de trabalho com instruções claras com foco na prevenção de avarias. Uma das formas de resguardar a transportadora é realizar inspeções das embalagens na ocasião da chegada dos produtos e no momento de carregar os caminhões para assegurar que não houve danos causados no armazém.

4. Pratique acondicionamento eficiente

O maior índice de danos às mercadorias ocorre durante o processo de entrega, dentro dos veículos da transportadora. Por isso, o controle rigoroso dessa etapa pode resultar na prevenção de avarias. A amarração adequada e a distribuição do peso representam alguns dos meios de impedir que a carga se movimente dentro do caminhão e se danifique.

As condições das estradas também desempenham um papel importante para a conservação da mercadoria, pois a vibração criada pelo asfalto acidentado pode gerar arranhões e amassados nos produtos.

5. Saiba como a aquisição de um seguro de transportes pode ajudar

Sob o ponto de vista contratual, a transportadora terceirizada é responsável pelos danos causados à carga durante o transporte. Na prática, o que isso representa para o gestor? Quando uma carga é avariada seja dentro do armazém ou durante o processo de transporte, a empresa é penalizada por diversos custos.

Esse imprevisto também pode atrasar a entrega de pedidos de outros clientes, além de colocar a equipe em uma posição de ter retrabalho. Por isso, a adoção de boas práticas para o manuseio de cargas pode resultar na prevenção de avarias.

Contudo, acidentes ainda são passíveis de ocorrer mesmo com todo o aparato de segurança. Para esses casos, é preciso contar com um seguro de transportes para realizar o ressarcimento dos bens danificados, no evento de acidentes ou furto de carga.

Achou o conteúdo sobre prevenção de avarias interessante? Está interessado em saber mais sobre o assunto? Então confira este post e fique por dentro de algumas informações importantes sobre a contratação de um seguro de transportes!