Um dos grandes desafios de implantar uma logística preventiva com sucesso, ou seja, capaz de integrar todas as fases da cadeia de suprimentos, reside no grande número de etapas que compõem o processo de abastecimento. Existe a movimentação de mercadoria entre os fornecedores e a empresa e, posteriormente, entre a empresa e o cliente final. Portanto, há diversos riscos envolvidos entre esses dois extremos.

Por essa razão, é recomendado ao gestor adotar medidas capazes de mitigar essas possíveis ameaças, o que é uma tarefa dificílima. Este artigo tem o objetivo de esclarecer como a logística preventiva pode influenciar a estrutura da sua empresa. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O que é a logística preventiva?

Embora o termo preventivo possa remeter à cautela e prevenção durante o processo logístico, o seu sentido ainda está incompleto. É preciso incluir a palavra previsão para compreender profundamente o que a metodologia propõe.

Enquanto a mercadoria está em posse do fabricante, há diversos pontos que podem se converter em acidentes, como o acondicionamento precário, embalagens que não protegem a carga de maneira apropriada e o risco de avarias ao carregar e descarregar os veículos de carga esses aspectos podem ser prevenidos e corrigidos pela empresa. A adoção de medidas preventivas pode mitigar esse tipo de risco e impedir que possíveis problemas possam comprometer o planejamento estratégico.

Já o segundo elemento, muito mais amplo, está relacionado ao vínculo da empresa transportadora com o mercado. A previsão representa a antecipação de demandas por parte dos clientes e a habilidade de satisfazer as necessidades que ainda não foram manifestadas amplamente.

Como colocar a logística preventiva em pleno funcionamento?

O profissional da área de transportes deve estar consciente de que grande parte do seu trabalho requer a aplicação dos recursos tecnológicos disponíveis. Os sistemas de gestão são ferramentas fundamentais para o cotidiano de uma empresa de transportes.

Seu objetivo é aprimorar constantemente os processos em vigor, com o intuito de aumentar a qualidade dos serviços prestados. A prática da melhoria contínua é uma excelente forma de garantir tanto a segurança da carga quanto a da equipe responsável.

Esse processo não se restringe a reduzir os custos operacionais, mas alocar os recursos financeiros de maneira inteligente, para que os resultados sejam mais positivos.

Quais são as vantagens da logística preventiva?

Implementar os princípios da logística preventiva na sua empresa pode resultar em diversas melhorias, como:

  • criação de sistema de gestão capazes de integrar todas a cadeia de suprimentos;

  • distribuição de informação em tempo real, o que favorece o controle do processo por parte dos gestores;

  • capacidade de antecipar as demandas dos clientes;

  • maior previsibilidade da movimentação do estoque, o que permite gerenciar o volume de pedidos e planejar o abastecimento;

  • crescimento do diferencial competitivo perante as empresas concorrentes;

  • redução do período de tempo entre a colocação do pedido e a entrega do produto ao cliente.

Quais são os principais problemas e como solucioná-los?

A logística preventiva surge com o intuito de minimizar ou até mesmo eliminar os riscos presentes na operação logística. Os principais riscos para a segurança das mercadorias manifestam-se nas estradas no país, como acidentes e roubo de cargas. Para minimizar esse obstáculo, a implantação de sistemas capazes de monitorar a localização dos veículos em tempo real pode obter resultados significativos.

A imagem de uma empresa pode ser beneficiada com o aumento dos níveis de confiabilidade percebidos pelos clientes. Ações voltadas para aumentar a velocidade de entrega, ter mais cuidado com o manuseio da carga e oferecer serviços adicionais são opções viáveis.

Com as significativas transformações pelas quais o segmento logístico está passando, é preciso adaptar-se aos desafios para permanecer à frente da concorrência. A logística preventiva surge como forte aliada para que o empreendedor possa se antecipar às mudanças e garantir o crescimento do seu negócio.

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância da logística preventiva? Então compartilhe este conteúdo no Facebook e ajude a disseminar conhecimento sobre logística!